Submissão de Trabalhos X CONBRANATU

TRABALHOS CIENTÍFICOS

X CONGRESSO BRASILEIRO DE NATUROLOGIA

SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

 

A Comissão Organizadora do X Congresso Brasileiro de Naturologia, abre as submissões para apresentação de trabalhos científicos nas modalidades de apresentação oral e pôster.

Os trabalhos para apresentação oral e para pôster poderão ser enviados até o dia 17 de SETEMBRO de 2017.

 

1. REGRAS GERAIS PARA O ENVIO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

Submissão e limite de trabalhos

Cada submissão dará direito à participação no Congresso e ao envio de dois resumos, desde que o(a) inscrito(a) seja autor(a) dos trabalhos.

Cada autor(a) poderá mandar 2 trabalhos como autor(a) principal, e não há restrições quanto ao número de trabalhos como coautor(a). No caso da modalidade apresentação oral, cada autor(a) poderá apresentar somente um trabalho.

Para submeter o trabalho para avaliação não é necessário pagar a taxa de inscrição. No entanto, se o trabalho for pré-selecionado, somente será aceito mediante o pagamento da submissão do(a) autor(a) apresentador(a) – qualquer um dos(as) coautores(as).

No caso de um ou de todos os resumos não serem aprovados, não haverá ressarcimento do valor da submissão ou substituição de inscrições.

 

Plataforma de envio de trabalhos

Os resumos deverão ser submetidos exclusivamente pelo e-mail trabalhos.conbranatu@gmail.com. Resumos enviados por fax, outros e-mails ou outra maneira de transmissão de documentos não serão aceitos e não serão processados pela Comissão Científica.

No ato da submissão do resumo, indicar a forma de apresentação da atividade: oral e também pôster; somente na forma de apresentação oral; somente na forma de pôster; ou a critério da comissão avaliadora.

 

Aceite, notificação, publicação e certificados

Os resumos serão encaminhados aos avaliadores(as) da Comissão Científica e o resultado da avaliação (aceito ou rejeitado) será enviado por email ao autor(a) principal. Haverá premiação (menção honrosa) para os melhores trabalhos em cada categoria.

Os(as) autores(as) selecionados para a apresentação oral e pôster serão notificados(as) pela Comissão Científica por e-mail. A Comissão Organizadora não se responsabilizará pelas despesas de hospedagem e locomoção.

Todos os resumos serão publicados nos Anais do X CONBRANATU, a ser disponibilizado online no website do Congresso, e em edição especial do periódico Cadernos de Naturologia e Terapias Complementares.

Será emitido apenas 01 (um) certificado por trabalho apresentado.

O conteúdo do resumo e da apresentação é unicamente de responsabilidade dos(as) autores(as).

 

2. INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DOS RESUMOS

Título

O título do trabalho deve ser escrito em letra MAIÚSCULA, sem abreviações, fonte Arial, tamanho 15, em negrito e centralizado, não colocar ponto no final.

Logo após o título, indicar a autoria: Primeiro deve ser informado o(a) autor(a) principal, com um asterisco ao final do nome completo por extenso. Em seguida, se houver, o(s) coautor(es) e/ou coautora(s). Inserir o nome completo dos(as) autores(as), separados por vírgulas (escrever o nome completo, por extenso, sem abreviações). Acrescentar o endereço eletrônico do autor(a) principal no final (fonte Arial, tamanho 13), após um novo asterisco ao final da lista de autores. No caso do(a) autor(a) apresentador(a) ser diferente do(a) autor(a) principal, o nome e contato do(a) autor(a) apresentador(a) devem aparecer ao final do resumo. O texto deve ser centralizado e em negrito.

 

Resumo

O Resumo deverá ser estruturado, contendo: Introdução, Objetivo, Método, Resultados e Conclusão ou Considerações Finais. O resumo deve ser redigido em fonte Arial, em português, inglês ou espanhol, tamanho 11, com texto justificado, espaço entre linhas 1,5. Margem esquerda, direita e inferior de 3,0 cm e superior de 2,0 cm. Nomes de gêneros e espécie devem ser grafados em itálico. Não deverão ser utilizadas abreviaturas nem referências. O resumo deve conter, no máximo, 300 palavras, dispostas em um único parágrafo. No resumo não haverá possibilidade de incluir desenhos, gráficos ou figuras. Dados quantitativos devem ser expressos como média e variação, incluindo o “n” da amostra e informações estatísticas. Ao final do resumo, apresentar palavras-chave (mínimo de 3 e máximo de 5). No caso do(a) autor(a) apresentador(a) ser diferente do(a) autor(a) principal, o nome e contato do(a) autor(a) apresentador(a) devem aparecer após as palavras-chaves.

 

Fomento

Reconhecimento a órgãos financiadores do trabalho, se pertinente.

 

Conflitos de interesses

É responsabilidade dos autores(as) declarar qualquer potencial conflito de interesses e vieses que possam ter impactado o trabalho, incluindo aqueles de natureza pessoal, profissional, empregatícia, política, e/ou financeira, bem como interesses associados a patentes ou propriedades, provisão de materiais e/ou insumos e equipamentos utilizados no estudo.

 

Autoria

O X CONBRANATU adota os critérios de autoria conforme as recomendações do Comitê Internacional de Editores de Periódicos Médicos (ICMJE). Cada autor(a) listado(a) deve ter: 1- contribuído substancialmente à concepção do trabalho ou seu desenho; 2- contribuído substancialmente à aquisição, análise ou interpretação de dados para o trabalho; 3- elaborado o trabalho ou o revisado criticamente em termos de contribuição intelectual; 4- aprovado a versão final do resumo a ser enviada; 5- acordado quanto à responsabilidade por todos os aspectos do trabalho, e em assegurar que as questões relacionadas com a precisão ou integridade de qualquer parte do trabalho foram devidamente investigadas e resolvidas. Ainda, devem ter confiança na integridade da contribuição de cada coautor(a), bem como clareza desta contribuição.

 

3. TEMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS:

Os resumos devem ser submetidos dentro do tema central do X CONBRANATU (“Prática Clínica e Saúde Integral”), ou em uma das 4 grandes áreas:

  1. Evidências científicas com o uso das Práticas Integrativas e Complementares e Naturologia
  2. Aspectos políticos e Experiências da Implementação das Práticas Integrativas e Complementares e Naturologia no SUS
  3. Iniciativas de Promoção da Saúde com as Práticas Integrativas e Complementares e Naturologia

4.Educação permanente com as Práticas Integrativas e Complementares e Naturologia

 

4.CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Serão observados os seguintes critérios de avaliação para os trabalhos recebidos:

  1. a) Adequação à temática do Congresso;
  2. b) Adequação ao escopo do tema escolhido;
  3. c) Organização, e clareza de exposição dos objetivos, métodos, resultados e conclusões/considerações finais;
  4. d) Adequação conceitual e metodológica em acordo com os objetivos;
  5. e) Coerência entre os resultados e as conclusões;
  6. f) Atualidade, inovação e contribuição ao desenvolvimento da Naturologia.

 

5. RESULTADOS E PRAZOS

Os trabalhos aprovados para as apresentações orais serão confirmados por email a partir de 25 de junho de 2017, e trabalhos aprovados para pôster serão confirmados por email a partir de 20 de setembro de 2017.

Caso o(a) participante necessite do aceite de participação anterior a esta data, escrever ‘Retorno rápido’ no assunto do email de submissão do resumo.

 

6. NORMAS PARA APRESENTAÇÃO

Apresentação oral

O(a) apresentador(a) terá 10 minutos para expor o trabalho, em horário dentro da programação oficial do X CONBRANATU a ser determinado posteriormente. A Comissão Científica disponibilizará equipamento audiovisual para apresentação.

Após a divulgação do resultado dos trabalhos selecionados para a modalidade apresentação oral, os(as) autores(as) devem enviar a apresentação no formato PPT/2003 para a Comissão Científica, até o prazo de 01/10/2017. E-mail: trabalhos.conbranatu@gmail.com.

 

Apresentação em pôster

Os trabalhos serão apresentados impressos na forma de pôster formato retrato, medindo 80cmX120cm. Os pôsteres deverão ser fixados no local indicado pela Comissão Organizadora, em data a ser informada posteriormente.

A presença do(a) autor(a) apresentador(a) será requerida em horários determinados, sendo que a visita guiada da Comissão Científica ocorrerá em um dos dias, a ser informado posteriormente.

 

 

Atenciosamente,

Comissão Científica do X CONBRANATU

0 Compart.
Compartilhar
+1
Twittar
Compartilhar