Naturologia: Saiba Mais

DEFINIÇÃO DE NATUROLOGIA

Naturologia é um conhecimento da área da saúde embasado no diálogo entre as ciências humanas, sociais, biológicas e práticas advindas de sistemas terapêuticos vitalistas. O Naturólogo é um profissional com visão ampliada e multidimensional do processo vida-saúde-doença, considerando aspectos físicos, emocionais, mentais, ambientais, culturais, espirituais, sociais. A relação terapêutica em Naturologia é denominada interagência, postura integrativa e transversal entre naturólogo e o individuo atendido. A proposta de intervenção é desenvolver e ampliar a autorreflexão, o autoconhecimento e o auto cuidado. Para tanto, utiliza-se uma abordagem de educação em saúde que desenvolve o entendimento da corresponsabilidade do indivíduo frente à sua saúde, qualidade de vida e bem-estar. Este profissional trabalha com uma perspectiva do cuidado humanizado, da escuta acolhedora, do desenvolvimento do vínculo terapêutico e preconiza a autonomia do sujeito.

Pode-se definir Naturologia como conhecimento da área da saúde embasado na pluralidade de sistemas terapêuticos complexos vitalistas, que parte de uma visão multidimensional do processo de vida-saúde-doença e utiliza da relação de interagência e de práticas integrativas e complementares no cuidado e atenção à saúde.

CAMPO DE ATUAÇÃO DO NATURÓLOGO

O naturólogo atua no âmbito privado e público, com atendimentos individuais na saúde do adulto, da criança, do idoso e da gestante associado, ou não, a equipes multidisciplinares. Trabalha, também, em consultoria na área da saúde, projetos de promoção e educação em saúde, em pesquisa científica e com gestão de equipes/serviços de saúde relacionados à PIC.
Os locais de atuação deste profissional são diversificados: SPAs, estâncias hidrominerais, ONGs, clínicas de estética, clínicas multiprofissionais no âmbito privado e Unidades Básicas de Saúde, policlínicas e hospitais no cuidado paliativo e no pré e pós-operatório na área pública.
Na Saúde coletiva, este profissional também trabalha com atividades de educação em saúde e vivências relacionadas às PIC visando à promoção da saúde e a integração social.

SURGIMENTO DA NATUROLOGIA NO BRASIL

Em meados de 1990, aumenta a preocupação em fundamentar e aprimorar o uso e o estudo dos tratamentos tradicionais, complementares e integrativos que, até o momento, englobavam um grupo disperso, em resposta à crescente procura por tais práticas.
A partir da exigência do mercado e demandas públicas originadas na constituição do SUS, surge o Bacharelado em Naturologia no Brasil, constituindo uma formação de nível superior para atuar com as PIC.

  • 1994 – Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde Doutor Bezerra de Menezes – Curitiba cria o curso técnico em Naturologia.
  • 1998 – UNISUL – Universidade do Sul de Santa Catarina – Florianópolis; cria o primeiro curso superior (Bacharelado) de Naturologia do país.
  • 2002 – Universidade Anhembi-Morumbi, em São Paulo; cria o segundo curso de Naturologia.

SÍMBOLO DA NATUROLOGIA

A Jornada do Simbolismo da Naturologia teve início em 2012, no V CONBRANATU, e concluiu-se em 2015 no VIII CONBRANATU. O símbolo foi construído com base nos estudos dos trabalhos apresentados durante as jornadas, visando o diálogo e o enriquecimento desse processo.
As ideias foram compiladas e apresentadas a um profissional de criação contratado pelas entidades de classe. Dentre as propostas de caminhos apresentados para a construção do símbolo, três foram elencadas pelo Grupo de Trabalho responsável pela Jornada do Simbolismo da Naturologia, e apresentadas aos naturólogos em 2014 durante o VII CONBRANATU.
Em 2015 realizou-se uma pesquisa de opinião sobre as três propostas levadas ao congresso, onde se obteve um empate técnico entre duas das três imagens. Ainda no mesmo ano, realizou-se outra pesquisa de opinião com voto direto para desempate. Após a apuração da segunda pesquisa, a proposta de símbolo mais votada foi encaminhada ao profissional contratado, para aprimoramento, finalização dos traços e elaboração de manual de utilização do mesmo.
O símbolo com base na atual definição de Naturologia tem suas representações: o círculo representa a totalidade e a integralidade; intersecção dos círculos relaciona-se ao processo de interagência; 7 círculos concebe a noção de autonomia e empoderamento; os 6 círculos internos denotam o equilíbrio, olhar integral, vínculo e autoconhecimento; as cores representam a complexidade, ou seja a visão multidimensional, integral e singular do ser-humano.

2 Compart.
Compartilhar2
+1
Twittar
Compartilhar