Forum 2017

VIII Fórum Conceitual de Naturologia

19 de Outubro de 2017 – das 9h00 às 12h30

Os Fóruns Conceituais de Naturologia já se tornaram tradição dos Congressos Brasileiros de Naturologia (CONBRANATU). Tendo passado por diversos formatos, se caracteriza por um espaço de discussão e aprofundamento dos princípios e conceitos centrais da naturologia, mas também e principalmente, por uma arena de trocas eminentemente naturológica, onde se avaliam e reafirmam os objetivos que buscamos e os desafios que enfrentamos diante o campo da saúde e o atual paradigma cientificista.

Longe de definir o que é Naturologia, os FCN objetivam aprofundar discussões e buscar referências férteis para explicitar e fortalecer as especificidades da Naturologia como conhecimento e prática dentro da área da saúde.

No último ano, o VII Fórum Conceitual de Naturologia assumiu o desafio de instigar e estimular a pesquisa sobre a Interagência, conceito que constitui o cerne do conhecimento Naturológico e da nossa prática clínica. Este ano, o VIII Fórum Conceitual de Naturologia, objetiva abordar e propor teorias, perspectivas e fundos analíticos possíveis para o aprofundamento do conceito de Interagência.

Objetivos Gerais dos FCN

. Proporcionar avanços no conhecimento teórico em Naturologia, principalmente no tocante às diretrizes epistemológicas;

. Proporcionar o acesso e a reflexão sobre temas fundamentais da Naturologia, incluindo a práxis naturológica, o ensino e sua interface com as bases teóricas.

Objetivo específico do VIII FCN

Refletir, fundamentar e aprofundar a conceituação da Relação de Interagência, buscando fortalecer a singularidade do campo de conhecimento da Naturologia.

O VIII Fórum Conceitual de Naturologia é um evento gratuito e aberto ao público. Contará com a submissão de ensaios teóricos-conceituais e de relatos de experiência de interagência transformadoras. Para submeter seu trabalho, leia com atenção as normas colocadas abaixo:

Ensaios Teóricos-Conceituais  

Os candidatos interessados em apresentar ensaios teóricos-conceituais no VIII Fórum Conceitual de Naturologia, deverão submeter um paper para avaliação até o dia 30 de Setembro de 2017, pelo e-mail forumconceitualdenaturologia@gmail.com, devendo-se observar as seguintes normas:

1) Os papers devem contemplar reflexão teórico-crítica acerca dos conceitos de Interagência e/ou relação terapêutica em Naturologia.

2) A estrutura do texto é livre, no entanto, deve ser organizada e clara.

3) Os papers devem tratar de uma problemática específica e devem ser fundamentados preferencialmente em correntes de pensamento epistemológicas, sociológicas, filosóficas, ou mesmo na experiência prática, sendo as ideias de outros autores devidamente referenciadas.

4) Os trabalhos deverão ser produzidos necessariamente por bacharéis em Naturologia, estudantes de Naturologia ou professores do curso de Naturologia (conferir essa norma).

5) Os trabalhos deverão ter no mínimo 03 páginas e, no máximo, 10 páginas, na seguinte formatação: fonte arial, tamanho 12, espaçamento 1.5, justificado, margens de 2,5cm.

6) Os papers devem ser enviados até o dia 30 de setembro de 2017 para o seguinte e-mail: forumconceitualdenaturologia@gmail.com

7) A resposta de aprovação do paper para apresentação será atribuída no prazo de 15 dias.

8) Devido ao tempo reduzido do Fórum, os papers serão selecionados por uma comissão constituída por professores do curso de Naturologia, cuja função será a de organizar os conteúdos a serem discutidos no fórum.

Relatos de Experiência de Interagências Transformadoras:

Os candidatos interessados em apresentar um relato de experiência de interagência transformadora no VIII Fórum Conceitual de Naturologia, deverão submeter o relato de experiência para avaliação até o dia 30 de Setembro de 2017, pelo e-mail forumconceitualdenaturologia@gmail.com, devendo-se observar as seguintes normas:

1) Os relatos de experiência devem consistir na descrição de uma experiência de interagência, com ênfase na relação terapêutica, exclusivamente em atendimento de Naturologia, seja individual ou em grupo; que possa exemplificar, ilustrar e elucidar as reflexões empregadas pelos papers.

2) Os relatos de experiência devem ter caráter eminentemente qualitativo, com enfoque na relação terapêutica e não nas técnicas utilizadas e resultados objetivos obtidos.

3) A estrutura do texto é livre, podendo ser artística, no entanto, deve ser organizada e clara.

4) Os trabalhos deverão ser produzidos necessariamente por Naturólogos ou estudantes de Naturologia.

5) Os trabalhos deverão ter no máximo, 5 páginas, na seguinte formatação: fonte arial, tamanho 12, espaçamento 1.5, justificado, margens de 2,5cm.

6) Os relatos de experiência devem ser enviados até o dia 30 de Setembro de 2017 para o seguinte e-mail: forumconceitualdenaturologia@gmail.com.

7) A resposta de aprovação do relato para apresentação será atribuída no prazo de 15 dias.

8) Devido ao tempo reduzido do Fórum, os relatos serão selecionados pela comissão organizadora levando-se em consideração a clareza do texto, a adequação a proposta e a pertinência diante os papers selecionados.

Comissão Organizadora do VI Fórum Conceitual de Naturologia

0 Compart.
Compartilhar
+1
Twittar
Compartilhar