X Congresso Brasileiro de Naturologia

Bem-vindos ao X CONBRANATU!


Neste ano de 2017, marcamos 10 anos de CONBRANATU, uma década empenhada em construir saberes de uma visão complexa e integrativa do ser humano.

Os saberes cultivados pela Naturologia embasam a estrutura desta 10ª Edição, tornando-a tão especial quanto desafiadora no contexto contemporâneo.

Em meio a uma crise de valores, nosso país vive um momento delicado de transformação em todos os níveis. A saúde apresenta-se num rumo incerto em que muitas conquistas históricas estão sob ameaçada pela corrupção, ao mesmo tempo em que movimentos contra hegemônicos, de revisão do paradigma atual, ganham força como nunca antes.

A valorização dos alimentos orgânicos, a importância do estilo de vida para a saúde, o movimento da saúde integrativa mundial, e todos os seus desdobramentos, fazem interface com a união de atores e entidades em favor da expansão e fortalecimento da Política Nacional de Praticas Integrativas e Complementares (PNPIC).

A população tem envelhecido, o estilo de vida tem-se tornado o grande calcanhar de Aquiles da saúde, enquanto o modelo econômico pressiona na direção de um crescimento contínuo e sem limites, levando o organismo Terra, do qual somos parte, ao gradual esgotamento.  Já vivemos os impactos da mudança climática, do modelo de agricultura hiperprodutivo e baseado em uma visão reducionista, que desconsidera a complexidade em prol do lucro e de resultados imediatos.

A abordagem em saúde, por décadas, seguiu a mesma trajetória.  O próprio sistema começa a entrar em colapso ante o aumento exponencial dos gastos e da insustentabilidade gerada pelo uso abusivo da tecnologia em detrimento de uma visão vitalista que propicia a capacidade de manter e restabelecer a saúde.

Prática Clínica em Saúde Integral, tema do X CONBRANATU, abre espaço para a construção do saber complexotransdisciplinar e compatível com os desafios contemporâneos da saúde. Assim, compreender que complexidade leva à simplicidade é a proposta do CONBRANATU 2017.

Palestrantes nacionais e internacionais de diversas áreas, com extensa experiência clínica, compõem o campo de diálogo a ser aberto nesta edição que conta com Apresentação de Trabalhos Científicos, Mostra de Experiências e Exposição de Trabalhos Artístico-Culturais. O convite ao X CONBRANATU é extensivo a profissionais da saúde, acadêmicos, professores e pesquisadores, cuja presença representa a coautoria nesse novo paradigma que precisa de força para nascer e se desenvolver.

Esse é o grande desafio do X CONBRANATU: dar voz ao debate sobre a emergência de um paradigma interdisciplinar/transdisciplinar indispensável à efetividade da prática do conhecimento em saúde. Desafio de que a Naturologia tornou-se coautora desde a sua origem.

Comissão Organizadora X Conbranatu

Veja como foi o XVIII CONBRANATU (2015)

Confira no vídeo um pouco do que aconteceu no VIII CONGRESSO

Onde será o congresso? - Universidade Anhembi Morumbi - Vila Olimpia

29 Compart.
Compartilhar29
+1
Twittar
Compartilhar